X




X

Brasil e Angola debatem Cabo Submarino que ligará os dois países

02 Mar
O Brasil e Angola reuniram-se para discutir o projeto de um cabo submarino que ligará o Brasil ao continente africano até 2017.
Na passada 3ª feira realizou-se uma reunião entre o ministro das Comunicações do Brasil, André Figueiredo, o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, e o presidente executivo da Angola Cables, António Nunes.
André Figueiredo afirmou que “O Brasil se configura como esse ponto de comunicação do continente sul-americano, e com a ligação com o continente africano, podemos diminuir a demora na transmissão de informações e aumentar a segurança dos dados”.
A proposta africana pretende viabilizar a construção de dois cabos de fibras óticas que atravessem o atlântico, um que ligará o Brasil a Angola, e outro responsável por uma interligação no Brasil.
A primeira fase do projeto será a contrução da ligação entre Luanda e Fortaleza, na região nordeste do Brasil. A segunda deve interligar o cabo de Fortaleza com um existente na cidade de Santos, no Estado de São Paulo e que já chega até Miami, nos Estados Unidos.
No ano passado, a Angola Cables assinou um acordo com a câmara municipal de Fortaleza para a construção de um centro de dados e fazer a ancoragem dos cabos submarinos.
Na ocasião, o representante do governo angolano, Aristides Safeca, destacou que a atuação da Angola Cables no Brasil se enquadra na estratégia do Governo de Luanda na expansão e modernização do sistema de telecomunicações. O governante angolano também citou outros projetos conjuntos entre Brasil e Angola na área das comunicações por satélite.
Além da ligação com Angola, o Brasil também possui outro projeto de fibra ótica para a Europa, com data prevista para o início das operações também em 2017. Neste projeto, o cabo partirá de Santos, em São Paulo, até à região de Lisboa.

Fonte: Mundo Lusíada

Ajude-nos a crescer