X




X

APAT marcou presença nas reuniões de trabalho do 'FIATA HQ Meeting 2024'

07 Mai
O evento 2024 FIATA HQ Meeting, que decorreu entre os dias 23 e 26 de Abril em Genebra, contou com a presença da APAT, que se fez representar pela Coordenadora Pedagógica Mariana Teixeira do Vale, e pela Especialista em Assuntos Ana Camacho Soares.
O evento 2024 FIATA HQ Meeting, que decorreu entre os dias 23 e 26 de Abril na cidade suíça de Genebra, contou com a presença da APAT, que, enquanto entidade afiliada, se fez representar pela Diretora de Recursos Humanos e Coordenadora Pedagógica Mariana Teixeira do Vale, e pela Especialista em Assuntos Jurídicos e Responsável Regional Ana Camacho Soares. Com um grande foco em workshops, o evento afigurou-se como uma excelente oportunidade para a FIATA e os delegados das associação afiliadas trabalharem, conjuntamente com todos os atores da cadeia logística, rumo a soluções para os desafios prementes que o setor atravessa.

'Uniting for Resilience' foi o mote do evento

Cerca de 250 participantes de todo o mundo (mais de 60 países) marcaram presença neste grande evento que reúne o setor transitário e logístico em torno dos grandes desafios globais que pautam a atualidade. O mote central do 2024 FIATA HQ Meeting foi 'União pela Resiliência'; uma frase que refletiu o espírito deste encontro anual, virado para a coesão como pilar do progresso num contexto árduo e cada vez mais imprevisível para o setor transitário. Controlar melhor os fatores externos e antecipar estrategicamente as adversidades são prioridades incontornáveis do setor para um futuro que se pretende mais fiável, mais estruturado e mais seguro.

45 tópicos-chave em debate

Face à crescente incerteza que tem vindo a afetar a cadeia de abastecimento global, crucial para a estabilidade dos fluxos comerciais e da interdependência económica neste século XXI, o enfoque do evento residiu na análise de soluções ágeis, práticas e viáveis ​​para os transitários, a fim de se consolidar um reforço do seu papel na criação de conectividade comercial global num mercado turbulento e em rápida evolução. Foram discutidos 45 tópicos-chave do setor, em sessões dedicadas em mais de 15 sessões de workshop nas quais o intercâmbio de dados e de experiências foi nota chave e nas quais participaram Ana Camacho Soares e Mariana Teixeira do Vale.

Com especialistas oriundos de várias organizações espalhadas pelo mundo, a FIATA HQ Meeting apresentou a forte colaboração com organizações internacionais envolvidas em política comercial, modos de transporte, sustentabilidade e tecnologia.​ Resiliência e Colaboração foram os temas fortes, tendo sido valorizado, face à volatilidade do nosso quotidiano, o papel do transitário no fornecimento de serviços de valor acrescentado, facilitando a fluidez e a conectividade da cadeia de abastecimento. As oportunidades trazidas pela tecnologia foram igualmente elogiadas, em linha com os esforços da FIATA para fornecer soluções digitais da indústria para facilitar o comércio, como, por exemplo, é o caso do Conhecimento de Embarque de Transporte Multimodal Digital FIATA (eFBL).

Foto: FIATA

Ajude-nos a crescer