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Rede transeuropeia: Alta Velocidade Lisboa-Madrid com prioridade

30 Abr
O Parlamento Europeu aprovou novo regulamento para rede transeuropeia de transportes que encara a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid como prioritária, mantendo-se o horizonte temporal de 2030. 
O Parlamento Europeu aprovou um novo regulamento referente às diretrizes para rede transeuropeia de transportes que encara a ligação ferroviária de alta velocidade entre as capitais de Lisboa e Madrid como prioritária, mantendo-se o horizonte temporal de 2030. 

A proposta do parlamento, que ainda carece de aprovação por parte do Conselho Europeu, fixa novos parâmetros para a concretização das redes transeuropeias: uma ligação principal, que deverá estar finalizada até 2030, acompanhada de uma rede principal alargada, com prazo até 2040 e uma rede global que deverá estar finalizada até 2050. A ligação Porto-Vigo é apontada para 2040 (ao contrário do estipulado pelo Executivo).
 
As mapas que estão subjacentes ao regulamento para a rede transeuropeia incluem a conexão de alta velocidade entre Lisboa e Porto e Lisboa a Madrid na rede principal, ao passo que a ligação entre Porto e Vigo está integrada na rede principal alargada, portanto, com o prazo limite até 2040. O mesmo se sucede com a ligação entre Aveiro e Salamanca, que, para o regulamento, não terá prioridade máxima.

Recorde-se que o projeto de Alta Velocidade lançado pelo antigo Executivo (liderado por António Costa) atribuia prioridade ao traçado férreo Lisboa-Porto, com o concurso público internacional para a construção e gestão operacional do primeiro troço (entre Porto e Oiã, em Aveiro) a ter sido lançado em Janeiro passado. Para o segundo semestre está previsto o lançamento do concurso para o segundo, ligando Oiã e Soure.
 
Como explica o Eco, o plano do Executivo de António Costa, que entretanto já se encontra em execução por parte da Infraestruturas de Portugal (IP) prevê também a ligação entre o Porto e Vigo, passando por Braga e Valença. Os estudos já se iniciaram e a conclusão está prevista para depois de 2030. De fora está a ligação em alta velocidade entre Lisboa e Madrid, que depende também dos planos do lado espanhol.

Foto: 
Morning train station. Original public domain image from Wikimedia Commons
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