X




X

Mensagem do Presidente

12 Jan
Mensagem de ano novo do Presidente da Apat
Passado que está 2017, posso afirmar que foi, é, um ano especial. Ainda que para mim todos os anos sejam especiais, do ponto de vista da APAT este em particular trouxe consigo alguns acontecimentos que o tornam diferente de todos os outros.
Iniciou com a tomada de posse da Dra. Joana Coelho como Governance Manager do IATA FIATA Air Cargo Programme (IFACP), motivo de regozijo e orgulho para todos os transitários em Portugal.
No passado dia 10 e 11 de Novembro o nosso congresso que já foi mencionado como “o melhor de sempre” enche-nos de satisfação pelo trabalho concretizado de que se salienta o esforço e dedicação da equipa APAT.
O evento teve o propósito de nos fazer parar para pensar, permitindo chegar a várias conclusões: Inexistência de uma estratégia verdadeiramente global e agregadora no sector da logística; existem investimentos em curso para melhorar as infraestruturas nacionais; os transitários não são reconhecidos pela influência e peso que têm na economia;  o nosso setor tem uma importância cada vez maior na cadeia de valor; novas formas de negócios são um desafio importante; o comércio online continua a crescer; as nossas empresas têm de fazer um esforço de adaptação à digitalização da economia; e esse esforço deve também integrar a análise de risco de ciberataques; é imperativo acompanhar a digitalização dos processos públicos nomeadamente a evolução da AT digital.
O sucesso do congresso colocou a fasquia num patamar elevado, mas esta vida não tem o mesmo interesse se não apontarmos a metas e objetivos cada vez mais exigentes e ambiciosos. Estamos conscientes de termos a responsabilidade de fazer mais e melhor, o que não nos assusta. Pelo contrário, motiva-nos e entusiasma-nos para os dias que virão com 2018 à porta.
Precisamente, 2018,  ano em que teremos eleições para os corpos sociais da APAT para as quais espero a vossa natural participação, na votação, ou constituindo e integrando listas candidatas. É este o meu desejo de Natal porque a APAT precisa de associados ativos, interessados e interventivos.
Aos associados da APAT, colaboradores e amigos, formulo votos de um Feliz Ano Novo.
 

Ajude-nos a crescer